Personagens Mitológicos



    A mitologia basca é um tesouro de histórias e lendas que evocam emoções profundas e poderosas. É um universo encantado onde deuses, criaturas mágicas e heróis se entrelaçam em narrativas repletas de significado e paixão.

    Cada mito, cada personagem, é uma janela para a alma basca, uma conexão com suas raízes ancestrais. As histórias falam de amor e ódio, de coragem e desespero, de triunfos épicos e tragédias desoladoras.

    Os deuses bascos, como Mari, a deusa da terra e da natureza, personificam a força e a beleza que permeiam a existência humana. Suas bênçãos trazem fertilidade aos campos, vida aos animais e harmonia à sociedade. Porém, sua ira pode desencadear tempestades devastadoras e desolação sobre a terra.

    As criaturas mitológicas bascas, como os jentilak, gigantes misteriosos que habitavam as montanhas, e as sorginak, bruxas com seus poderes ocultos, evocam um misto de fascínio e apreensão. Elas personificam as forças da natureza e dos elementos, guardiões secretos de segredos profundos e perigosos.

    E não podemos esquecer dos heróis lendários, como o valente Txantxangorri, cujas proezas inspiram coragem e heroísmo até os dias de hoje. Suas histórias são marcadas por desafios, sacrifícios e a busca incansável por justiça e liberdade.

    A mitologia basca transcende o tempo, entrelaçando o passado e o presente, conectando gerações e enriquecendo a identidade cultural. Ela nos leva a um mergulho profundo em nossas próprias emoções, despertando a sensação de pertencimento e a reverência diante do desconhecido.

    Ao explorar a mitologia basca, somos levados a uma jornada emocional que nos conecta com o sagrado, o ancestral e o transcendental. Sentimos uma mistura de fascínio e humildade, uma admiração diante da grandiosidade e complexidade do mundo mitológico que moldou as crenças e a cultura do povo basco.

    Assim, a mitologia basca nos convida a mergulhar em um oceano de emoções, onde o divino e o humano se entrelaçam, onde os sonhos se tornam realidade e os pesadelos se tornam vivos. É um convite para explorar a essência da alma humana através das histórias que atravessaram séculos e nos conectam com nossa própria humanidade.

    EATE "Gênio das tempestades, raios e furacões"
    ERROLAN 'Rolando'
    AIDEKO ‘Criatura do Ar’
    HERIO ‘A Morte’


    AHARI Aries, o cabrito da Gruta de Okina, Alava' 
    AATXE ou AATXEGORRI "Jovem Touro Vermelho"
    ERIZTARI BELTZA edo MATEO TXISTU Mateo Txistu, o caçador'
    ETXAJAUN (BERRUGET) "O Senhor da Casa, Duende protetor"
    GAIZKINA ‘Gênio mal de Sara, Lapurdi'
    GAUARGI "Gênio noturno, em forma de luz"
    GERIXETI ‘Alma penada, defunto errante’
    INGUMA Gênio dos pesadelos'
    INTXITXU O senhor dos cromlechs´
    JAUN ZURIA O primeiro Lorde de Bizkaia’
    MAIRU ‘Gigantes construtores de dolmens e cromlechs’
    MIKELATS `Filha maligna da Deusa Mari´
    MALO "Espírito noturno maligno" 
    XAINDIA 'A Santa, heroína da Floresta de Iraty'
    YANAGORRI ‘Mari do Monte Auñamendi ou Pic D´Anie’

Nenhum comentário:

Postar um comentário