sábado, 8 de junho de 2013

Alma Basca, o Livro.



 Alma Basca


Da repercussão do livro e seu movimento, o interesse da comunidade gaúcha sobre o tema basco se amplia, fortalecendo o grupo recém formado. Surgem convites para apresentação da “alma basca gaúcha” no exterior, o que levou pela primeira vez os bascos rio-grandenses ao cenário da Diáspora Basca no Mundo. Após uma bem sucedida apresentação de Alma Basca em São Paulo, a convite da Casa Basca de São Paulo, em setembro de 2011, já traduzido para o espanhol, o livro é apresentado num Festival de Cultura Basca, em Los Angeles, Califórnia (EUA) e, posteriormente, apresentado nas feira Bi-Nacional de Santana do Livramento-Rivera e Jaguarão-Rio Branco.



 Alma Basca, o livro, também repercute no próprio País Basco, tendo sido objeto de diversas matérias, todas elas demonstrando muita surpresa com a existência de uma quantidade expressiva de basco-descendentes no Brasil.

 

 Finalmente, em abril de 2012, o livro Alma Basca é apresentado em Bilbao, a convite da rede Elkar. Este fato, em definitivo, abre as portas do interesse basco sobre o movimento plantado em solo gaúcho.

 
Deste modo, a trajetória do livro e sua repercussão acabaram por fortalecer o grupo formado no ano anterior, 2011, tendo sido o impulso para o 2º. Encontro de Bascos do RGS, realizado em 30 de junho de 2012, também na cidade de Pelotas.




Um comentário:

  1. Prazer em te conhecer Ana!
    Obrigado por ter entrado em contato comigo!
    Verissimo Iturriet albani

    ResponderExcluir