domingo, 17 de maio de 2015

Formada a primeira turma de euskaldunak gaúchos ao final do I Curso de Euskera em Porto Alegre.




Foram três dias de intensa atividade, imersão na cultura basca e no idioma de Euskal Herria. 
A palavra euskaldun, utilizada para designar os bascos, se refere não àqueles que nascem em Euskal Herria, mas àqueles que falam o idioma Euskera.  Desta forma, podemos afirmar que, no final da tarde deste Sábado, 16 de Maio de 2015, se forma o primeiro grupo de euskaldunak do Rio Grande do Sul.
Além de noções de Euskera, o idioma vivo mais antigo do continente europeu, os participantes do encontro tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a História da língua basca e ter um panorama geral sobre a Cultura dos bascos nos dias atuais.
Para finalizar em grande estilo, os alunos puderam viver a experiência inesquecível de conhecer o significado das letras de tradicionais canções em euskera e interpretá-las, formando uma espécie de Coral Basco na sala de aulas do Colégio Parobé.
Sob a coordenação da Prof. Izaskun Kortazar Errekatxo, com o acompanhamento de Ederson Otharan, ao violão, o grupo de bascos gaúchos teve a oportunidade de exercitar suas aptidões musicais.
A professora Izaskun estará em Pelotas, no último fim de semana de Maio, onde haverá aulas de Euskara destinadas ao público da zona sul do Rio Grande. Mais informações sobre o evento serão publicadas neste blog e nas redes sociais da Casa Basca Gaúcha.







A professora Kortazar e as Etchepare mostrando as suas apostilas de Euskera. Ao fundo, Otharan e José Liceaga.




O mate passando, entre uma lição e outra de Euskera.



A presidente da Euskal Etxea, Ana Luiza Etchalus e o músico Ederson Otharan.



O Vice-Presidente da Casa Basca, Valério Azkonobieta se divertindo com os conhecimentos recém aprendidos e ostentando orgulhosamente a sua boina vasca.




A professora Izaskun Kortazar falando sobre o Histórico do idioma basco.



Professora Izaskun junto ao Clan das Etchepare: Fátima, Carolina, Tânia e Cláudia.



Tânia Etchepare com Sra. Felisa Querol.



Nosso anfitrião, Sr. Adayr Insaurriaga, a Presidente da CBRGS, Ana Luiza Etchalus, a professora Izaskun e o Vice-Presidente, Carlos Alberdo Tellechea.



A turma de Sábado, incluindo o Dr. Oscar Lorenzo Inzulza e a Sra. Maria Aranzazu.



Assistindo às aulas de Euskera, Ederson Otharan, Cláudia Etchepare e Diego Irigoyen.



2 comentários:

  1. Basco é aquele que fala o idioma basco.....mas falar o Euskera é mergulhar na cultura basca...nas músicas que preservaram sua existência... foi emcionante viver tudo isto com a Casa Basca RS ...viagem maravilhosa ...Eskerrik Asko

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Otharan, pela performance musical do Sábado!
    Besarkada handi bat!

    ResponderExcluir