PAÍS BASCO - EUSKAL HERRIA


(foto: elcorreo.com)


O País Basco é uma pequena nação européia com cerca de 3 milhões de habitantes localizada na Península Ibérica, na extremidade ocidental dos Montes Pirineus e às margens do Golfo de Bizkaia. 

A palavra "basco" deriva do termo latino "vascon" que era utilizado pelos romanos ao se referirem aos habitantes de Euskal Herria. No idioma local contudo, euskaldun (aquele que fala o idioma Euskara) é a palavra usada como gentílico, ou seja que define a nacionalidade. Euskal Herria significa "Terra dos euskaldunes (euskaldunak)" e desta maneira, em tese, a nacionalidade basca  está diretamente relacionada ao conhecimento e uso do Euskara.

O território de Euskal Herria é continuamente habitado pelos euskaldunak há pelo menos 10 mil anos. A edição de Novembro de 1995 da prestigiada revista National Geographic refere os bascos como "a primeira família européia" e elenca uma série de evidências arqueológicas e paleo-antropológicas que comprovam que, já no período Neolítico, a cultura basca e o idioma Euskara estavam consolidados nesta região. O surgimento da nação basca é portanto, alguns milênios anterior às migrações das tribos indo-européias que deram origem a todos os demais povos da Europa atual e a seus respectivos idiomas.
Os mapas abaixo situam o País Basco na Península Ibérica, mostrando os países vizinhos e detalhando as sete províncias históricas com suas respectivas capitais. Os nomes das localidades estão todos em Euskara e acompanhados, em alguns casos, da sua versão em castellano ou em francês. No caso da Nafarroa Beherea, optamos pela tradução direta ao português (Baixa-Navarra).



São sete províncias que formam o País Vasco e dão origem ao lema muito usado pelos bascos: "Zazpiak bat"  (7 = 1). 
As três províncias em tons de bege (Lapurdi, Baixa-Navarra e Zuberoa) ficam no Departamento dos Pirineus Atlânticos, situado na região francesa da Aquitaine. A região é conhecida como Iparralde(territórios ao Norte dos Pirineus).
A maior das províncias bascas fica na região do Hegoalde (ao Sul dos Pirineus) e oficialmente se chama Comunidade Foral de Navarra (Nafarroa´ko Foru Erkidegoa) o brasão vermelho que aparece no mapa, é uma referência ao antigo Reino de Navarra.
As três províncias do Oeste (Bizkaia, Gipuzkoa e Araba, em tons de verde, no mapa) formam a chamada Comunidade Autônoma de Euskadi. Assim como Navarra, Euskadi fica na região do Hegoalde. Bizkaia e Gipuzkoa e suas respectivas capitais (Bilbao e Donostia) formam uma conurbação com alta densidade populacional que abriga a maior parcela do parque industrial do País Basco e alguns dos portos mais importantes do continente europeu. Apesar de altamente urbanizada, a região conta com muitas areas de preservação ambiental que contemplam a diversidade das paisagens destas províncias: litoral, montanhas e cavernas, bosques, quedas d´água.  
A terceira provincia de Euskadi se chama Araba ou Alava e é consideravelmente menos populosa e urbanizada que as demais. A capital de Euskadi, Gasteiz (ou Vitória), pardoxalmente, é uma cidade bastante cosmopolita e que destoa do ambiente bucólico e rústico do interior. No extremo sul, a região da Rioja Alavesa (Araba´ko Errioxa) se destaca pela produção vinícola de prestígio internacional e a Llanada Alavesa (Araba´ko Lautada) se caracteriza por paisagens semelhantes às da Pampa Gaúcha.
(Texto: Alejandro Argañaraz)





No mapa abaixo, um panorama mais detalhado do País Basco, com os Parques Naturais e Reservas da Biosfera, principais cidades costeiras, algumas localidades de interesse cultural e paisagístico.  (Mapa em máxima resolução)

mapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário