Escola Literária de Sara, Lapurdi (Labourd)

Sara-Sare, Lapurdi


A Certidão de Nascimento da Literatura Basca aponta o ano de 1545, e à publicação de "Linguæ Vasconum Primitiæ" (em Latim), uma coleção de poemas do padre Bernat Etxeparede Donibane-Garazina Baixa-Navarra. Foi no século seguinte porém, com o advento da Escola Literária de Sara, que a Literatura em Euskara passou a cumprir importante papel no processo de reflorescimento da cultura basca ocorrido neste período. 

Com temática ligada à religião e rasgos estilísticos comuns, os integrantes da Escola de Sara eram provenientes da região situada entre os vértices formados por 3 cidades da região costeira de Lapurdi (Labourd): Ziburu (Ciboure), Donibane-Lohitzune (St. Jean-de-Luz) e Sara. 

O grupo de Sara contava com o apoio irrestrito do Rei de Navarra, Henrike III, "o bearnès", e se reunia com frequência para discutir o conteúdo de seus trabalhos. Tinham em comum a ampla formação humanística, a preferência pela poesia, a utilização da forma mais popular do idioma Euskara, abrindo mão do rebuscamento e dos latinismos comuns à geração anterior, de Leizarraga. 
O mais destacado integrante do grupo foi Pedro Agerre Azpilkueta, conhecido pelo apelido "Axular", autor de "Gero" e considerado o maior prosista da sua época.


Outros integrantes do Movimento de Sara foram:

Harizmendi
Joannes Haramboure (Aranburu)
Piarres D´Argainaratz
Joannes Haraneder
Joannes Etxeberri, de Ziburu
Joannes Etxeberri, de Sara
Silvain Pouvreau
Stephanus Hirigoiti
Klaberia
Guillentena Heguy
Voltaire
Esteve Materra
Beñat Gazteluzar
Mixel Xurio

ZIBURU, Lapurdi.







Nenhum comentário:

Postar um comentário