Escola Literária de Sara, Lapurdi (Labourd)

Sara (Sare)
SARA (Sare)

A Certidão de Nascimento da Literatura Basca aponta o ano de 1545, e à publicação de "Linguæ Vasconum Primitiæ" (em Latim), uma coleção de poemas do padre Bernat Etxeparede Donibane-Garazina Baixa-Navarra. Foi no século seguinte porém, com o advento da Escola Literária de Sara, que a Literatura em Euskara passou a cumprir importante papel no processo de reflorescimento da cultura basca ocorrido neste período. 

Com temática ligada à religião e rasgos estilísticos comuns, os integrantes da Escola de Sara eram provenientes da região situada entre os vértices formados por 3 cidades da região costeira de Lapurdi (Labourd): Ziburu (Ciboure), Donibane-Lohitzune (St. Jean-de-Luz) e Sara. 

O grupo de Sara contava com o apoio irrestrito do Rei de Navarra, Henrike III, "o bearnès", e se reunia com frequência para discutir o conteúdo de seus trabalhos. Tinham em comum a ampla formação humanística, a preferência pela poesia, a utilização da forma mais popular do idioma Euskara, abrindo mão do rebuscamento e dos latinismos comuns à geração anterior, de Leizarraga. 
O mais destacado integrante do grupo foi Pedro Agerre Azpilkueta, conhecido pelo apelido "Axular", autor de "Gero" e considerado o maior prosista da sua época.


"Devoten Breviaroa"  de Piarres D´Argainaratz
"Devoten Breviaroa" de Piarres D´Argainaratz
Outros integrantes do Movimento de Sara foram:

Harizmendi
Joannes Haramboure (Aranburu)
Piarres D´Argainaratz
Joannes Haraneder
Joannes Etxeberri, de Ziburu
Joannes Etxeberri, de Sara
Silvain Pouvreau
Stephanus Hirigoiti
Klaberia
Guillentena Heguy
Voltoire
Esteve Materra
Beñat Gazteluzar
Mixel Xurio

"Guero" de Pedro "Axular" Agerre
"Guero" de Pedro "Axular" Agerre


Ziburu (Ciboure)
ZIBURU (Ciboure)

Nenhum comentário:

Postar um comentário