ORIGENS DOS GAÚCHOS BASCOS



Os bascos, assim como os castelhanos, catalães e galegos, chegaram ao território do Rio Grande do Sul vindos do Rio da Prata: Buenos Aires ou Montevideo. Em uma época anterior à assinatura do Tratado de Madrid, estas famílias povoaram as regiões da Pampa Gaúcha conhecidas atualmente como "Fronteira-Oeste e Campanha" e as Misiones OrientalesMesmo após a vigência do Tratado, que formalizou a posse lusitana destes territórios, não cessou o fluxo de migrantes rioplatenses à metade sul do Rio Grande. 

Entre os grupos étnicos europeus formadores do povo gaúcho, os bascos (e demais etnias ligadas à Espanha) integram a parcela minoritária que não possui ligação histórica nem com a Colônia Luso-Brasileira, nem com o Império Brasileiro. Todos os demais: açorianos (sec. XVIII); alemães, italianos, poloneses, etc. (sec. XIX)  fizeram parte dos projetos de povoação desenvolvidos por iniciativa do governo centralizador do Rio de Janeiro, desde o período colonial até o Império.

A Cultura gaúcha, que surgiu na Pampa e se espraiou para muitas regiões vizinhas, é claramente baseada em ítens emprestados aos povos americanos, principalmente os pampeanos (Charrua, Minuanos, etc.) e os patagônicos (Tehuelche), mas também os andinos e amazônicos (Guaranis). 

Da contribuição ibérica para a formação da cultura gaúcha é fácil deduzir quais grupos tiveram participação mais efetiva. Sem dúvidas, que o gaúcho guarda muitas características lusitanas e castelhanas. É o povo basco porém, que ainda hoje em dia, apresenta mais afinidades com os gaúchos dos três lados das fronteiras.

(*Por estarem presentes na região há muitos séculos, os povos africanos também tiveram participação relevante neste processo. Maior nas regiões de charqueadas, onde se usava mais quantidade de mão-de-obra, e menor em outras regiões.)
(**A contribuição dos grupos majoritários no Rio Grande atual: alemães e italianos, iniciou em um período recente (sec.XIX), da mesma forma aconteceu com os cerca de 20 outros grupos europeus e asiáticos que formam a população gaúcha atual.) 

RIO GRANDE DO SUL (UBICACIÓN)



Nenhum comentário:

Postar um comentário