quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Cultura Basca em Pelotas e Porto Alegre (prof. Izaskun Kortazar)

Neste mês de Novembro, a Casa Basca do Rio Grande do Sul receberá novamente a professora Izaskun Kortazar, graduada em Filologia Basca pela EHU (Universidade do País Basco). Assim como aconteceu em 2015, a professora basca radicada nos Estados Unidos, visitará as cidades de Pelotas e Porto Alegre onde falará ao público (em Portugês) sobre a cultura, esportes e mitologia do País Basco e coordenará atividades relacionadas ao idioma basco: o Euskara.
O evento em Porto Alegre conta com o apoio do IGTF (Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore) e ocorrerá no Sábado, 29 de Novembro de 2016, das 10h às 18h, no segundo andar da Usina do Gasômetro. (ENTRADA FRANCA)
Haverá diversas atividades culturais incluindo palestra e demonstração de esportes bascos coordenadas por Ederson Otharan.
Em Pelotas, o evento terá lugar na Bibliotheca Pública Pelotense, na Segunda-Feira, 31 de Outubro de 2016, das 9h30 às 17h (intervalo das 11h30 ás 13h30) 



Evento: PORTO ALEGRE.
Evento: PELOTAS.


Professora Izaskun Kortazar Errekatxo

Izaskun Kortazar Errekatxo é natural de Sondika, Bizkaia. Apaixonada por idiomas, especialmente pela língua de sua amada Euskal Herria, estudou Filologia Basca na Universidade do País Basco e cursou Magistério para dar aulas de inglês para o ensino fundamental, tendo concluído sua formação com mestrado em língua espanhola.
Desde o ano de 2003, a professora basca reside em Boise, Idaho (EEUU), onde trabalhou  como coordenadora de Euskera da Organização Basca da América do Norte (NABO) na formação de professores. De 2007 a 2013 Izaskun ensinou a língua basca no Museu Basco de Boise e foi professora de crianças de 2 a 6 anos na Ikastola daquela cidade. Boise, no estado americano de Idaho, é a cidade com a  maior comunidade basca organizada dos Estados Unidos, possuindo uma escola (ikastola) onde as crianças são alfabetizadas em euskera e inglês.  
Além de estudar idiomas e descobrir novas culturas, Izaskun dedica parte de seu tempo livre ao trabalho voluntário. Com este espírito aventureiro, típico de sua gente, já visitou a América do Sul, em três ocasiões, e agora está prestes a retornar, aproveitando seu período de férias na Universidade.  







Nenhum comentário:

Postar um comentário